Ética nas Parcerias Imobiliárias

Ética nas parcerias imobiliárias.

Mantenha a fidelidade e a sinceridade como princípios básicos, dito em 551 a 479 antes de Cristo pelo mestre Confúcio. Noto que naquela época fidelidade e sinceridade, não eram qualidades mas sim obrigações dos cidadãos daquele período.

A máxima da ética nas parcerias imobiliárias é: “haja exatamente como gostaria que agissem com você”.

Certa vez um corretor de imóveis, conheceu um cliente nas dependências de meu escritório. Passado algum tempo, ele não trabalhava mais comigo mas continuava nas parcerias.

Eu continuava passando  clientes para ele atender, até que um dia meu sexto sentido me atentou para algo, vou ligar para alguns clientes que passei para este corretor.

Ao ligar para o proprietário de um terreno, descobri que esse corretor, tinha feito negócio e não tinha me avisado. Ao confrontá-lo, esse me deu a desculpa esfarrapada, de quê o cliente o havia procurado, e que agora o cliente era a captação dele de fora do escritório.

Notem a cara de pau, e a  total falta de caráter desta pessoa. Pois o mesmo cliente era atendido por ele quando este ainda trabalhava em meu escritório. A parceria assim como a confiança, são iguais a um diamante, uma vez quebrados jamais serão iguais.

Quando um parceiro te confia as informações, de um comprador ou de uma propriedade, eram informações que você não tinha até o presente momento. E usar essas informações sem remunerar o parceiro que as lhe forneceu, só irão demonstrar a sua ingratidão e total falta de caráter.

Não quer fazer parcerias imobiliárias, simplesmente não as faça. Mas quem usa as informações de parceiro, para fechar negócio pelas costas, é um tipo de elemento Que deve ser cortado do seu convívio.

O que me consola, é que esse tipo de gente não evolui, sempre estão mergulhados na pobreza, e o pouco dinheiro que ganham frutos de seus golpes, rapidamente acaba, em pouquíssimo tempo, voltam para o esgoto da miséria de onde nunca deveriam ter saído.

Em minhas mais de duas décadas de mercado imobiliário, observei que os profissionais que tem a cabeça aberta para a parceria, e principalmente, que respeitam seus parceiros e os negócios dessas parcerias; estão muito bem financeiramente.

Você tem duas escolhas:

A primeira escolha refere-se a ganhar um dinheiro rápido de forma errada, ocultando informações enganando seu parceiro, esse modelo de negócio poderá lhe trazer um dinheiro rápido, mas seu nome cairá em desgraça no mercado.

A segunda escolha é de médio a longo prazo, mas é uma escolha sólida, você fará negócios e respeitará as parcerias, seus parceiros de negócios falaram muito bem de você, será construído um networking poderoso, e com o passar do tempo você terá muitos negócios em parceria.

Você pode escolher agora, uma vida de dois três ou quem sabe meia dúzia de negócio até você ser pego, ou fazer negócios por uma vida toda com seus parceiros. Ser honesto sempre vale a pena, não importa qual seja a circunstância, portanto seja ético e não roube as informações do seu parceiro de negócios.

E finalizando com as próprias palavras do mestre Confúcio: “o homem superior faz o que é adequado a posição que ocupa, ele não deseja ir além disso.”

Artigo de Sergio F. Barbosa.