Teoria Geral do Conchavo.

teoria do conchavo

Teoria Geral do Conchavo.

 

Sabe aquela impressão que todos estão contra você?. Pode não ser apenas impressão; você pode estar sendo vítima de um conchavo. O conchavo é quando pessoas ou um grupo tramam, conspiram e articulam por suas costas; Com o intuito de lhe prejudicar.

Na teoria geral do conchavo, a maioria das pessoas estão tramando contra você. Principalmente as mais próximas, aquelas em que você mais confia. Um velho camarada do Líbano, me dizia: amigo, quem pode me matar e você; pois confio na sua pessoa. Dessa forma eu baixo a minha guarda e sou alvo fácil em suas mãos. Já contra um inimigo eu não baixo a guarda pois espero o pior dele, portanto minha defesa estará pronta e não haverá falha.

Evitando o conchavo.

 

Se uma árvore cai em um precipício, e não existe ninguém lá para ouvir; não existirá o fator som. Não existindo o som e nem testemunhas, consequentemente não existirá evidência material. Conchavos são municiados por informações, e na Maioria das vezes você próprio as fornece. Por isso evite o fator som, ou seja não conte seus planos para ninguém. Haja no silêncio na calada da noite, na surdina.

Sucesso gera inimigos gratuitos.

 

Quanto mais bem sucedido você for, em mais conchavos estará envolvido. Pessoas bem sucedidas são invejadas pela sociedade, nosso meio é repleto de pessoas fracassadas, que não podem ver ninguém se sobressaindo. Isso apenas já seria motivo de contenda.

Velhos erros ainda cometidos.

 

A frase clássica: “vou te contar um negócio, mas pelo amor de Deus não conta pra ninguém”. Aí exatamente que mora o perigo. A pessoa que ouviu vai falar para a próxima a mesma coisa: “vou te contar um negócio, mas pelo amor de Deus não conta pra ninguém”. E assim vai ocorrer sucessivamente até seu segredo ou declaração se tornar público.

Amigos de hoje que sabem tudo sobre você, poderão ser os caras dos piores conchavos contra a sua pessoa. Na teoria geral do conchavo não existem pessoas 100% confiáveis; mesmo um pai uma mãe, imbuídos das melhores intenções podem contribuir para o sucesso do Conchavo.

Uma filha apaixonada, pelo pior dos homens da face da terra, poderá contribuir e ser peça chave para o sucesso; de um belo e elaborado conchavo contra a sua pessoa.

Todos e tudo estão sujeitos a um conchavo.

 

A nação mais poderosa do mundo, os Estados Unidos da América; foram vítimas de um articulado conchavo. Aonde o lendário traficante Pablo Emilio Escobar Gaviria, conchavou com membros de várias repartições, americanos que traíram o seu país por dinheiro. O próprio Pablo Escobar foi vítima de um estratégico conchavo, elaborado por seu irmão e pela própria cia. Informações estas tiradas do livro do próprio filho de Pablo.

Pessoas elegem os seus preferidos.

 

Os motivos são variados: afeição, dinheiro, poder, compatibilidade ou incompatibilidade de idéias, atração física, não existe uma lógica e estranhamente em alguns casos, o conchavo poderá correr por pura influência do interlocutor.

O conchavo no meio corporativo.

 

Frequente, essa é a palavra certa, no meio corporativo os conchavos ocorrem na mesma proporção em que o ser humano pode respirar. Os motivos nesse nicho são variados, vejamos: interesse por melhores cargos, dinheiro, ascender na hierarquia de um grupo, obtenção de favores e inveja.

O diretor de uma corporação conchavou com membros do conselho, a fim de desestabilizar e desmoralizar o presidente da companhia. Acusando e produzindo provas fabricadas; com o intuito de apenas provocar ranhuras na imagem do presidente que até então era ilibada. O objetivo maior foi a derrubada, para se ter o controle sobre a presidência. O que infelizmente ocorreu.

Parentes conchavam por natureza.

 

Em negócios, família ou em qualquer situação. Parentes de sangue sempre de forma consciente ou inconcientemente irão conchavar em favor de sua prole. O instinto familiar sempre será mais forte, e ambos sempre vão querer que os seus estejam na prioridade. A família sempre estará em primeiro lugar. Entre os seus interesses e os interesses da pessoa a qual esteja com a família, você sempre será segundo plano.

Se ninguém sabe dos seu planos mais secretos você está a salvo. Na teoria geral do conchavo, todos poderão lhe envolver em um elaborado e estratégico conchavo, independente de quem seja, pai, mãe, filho, filha, parentes, melhores amigos ou pessoas próximas.

DA DISCRIÇÃO:

Não te abras com teu amigo
Que ele um outro amigo tem.
E o amigo do teu amigo
Possui amigos também…

“Mario Quintana”

Sei que as vezes queremos alguém para partilhar as alegrias e tristezas. Mas lembre-se: “o aliado de hoje, poderá ser o inimigo de amanhã”. Em resumo tudo e todos podem ser peças de um conchavo, seja em tempo presente ou em tempos futuros. O melhor e guardar para si próprio os seus segredos; sendo que apenas dessa forma você estará seguro.

Artigo de Sérgio F. Barbosa