Você está preparado para morar em apartamento?

Você está preparado para morar em apartamento

Antes de fazer uma proposta por um imóvel é preciso fazer uma escolha importante e decidir o que é melhor para o seu estilo de vida: uma casa ou um apartamento. O fato é que as duas opções apresentam vantagens e desvantagens. O que mostrará qual é a melhor alternativa é exatamente o perfil do comprador ou locatário.

Existem alguns pontos cruciais que podem encorajar ou não essa decisão. De qualquer maneira, essa reflexão é essencial, afinal, essa escolha influenciará o seu futuro em médio e longo prazo. E então, você está preparado para morar em apartamento? Leia o post de hoje e descubra a resposta!

As vantagens de morar em apartamento

Localização

Certamente optar por morar em apartamento traz diversas vantagens. A primeira delas é a localização. Em linhas gerais, as áreas mais centrais das grandes cidades possuem mais apartamentos e quase nenhuma casa, o que faz dessa escolha uma opção muito mais estratégica para quem quer praticidade e não deseja perder muitas horas no trânsito.

Os bairros mais afastados, onde podemos achar mais residências horizontais, costumam enfrentar diversos problemas com congestionamentos e isso acaba fazendo com que os moradores percam horas e mais horas indo para o trabalho ou levando os filhos para a escola.

Segurança

Outro ponto crucial também relacionado às grandes cidades é a segurança. Boa parte dos condomínios possui porteiros 24 horas por dia, diversos portões de entrada e sistemas de vigilância com câmeras, tornando assaltos e furtos muito mais difíceis de serem realizados. Os meliantes ficam desestimulados e você pode dormir muito mais tranquilo e em paz com sua família.

Lazer

O lazer também é um grande benefício de quem opta por morar em apartamento. Essa é uma tendência atual e alguns prédios investem bastante em áreas comuns, como academias de ginástica, quadras poliesportivas, piscinas e até espaços gourmet.

Isso não só gera comodidade, como pode até trazer um pouco mais de economia para o seu lar. Para que investir em um clube ou se tornar sócio de um local para fazer musculação se você tem tudo isso ao seu dispor, no próprio local onde mora?

Preço

O preço também é um fator relevante. Enquanto as casas costumam ser extremamente caras tanto no valor de compra e aluguel, quanto em relação às taxas, os apartamentos costumam possibilitar despesas mais enxutas e condizentes com a realidade atual da maioria das pessoas.

Por possuírem diversas unidades, os prédios dividem diversos dos gastos e isso permite investimentos constantes em melhorias. Além do mais, a administração é inteligente, contanto com um síndico e/ou uma empresa para gerir os recursos e deixar o local da melhor maneira possível, tirando uma boa parte das preocupações das costas dos proprietários ou dos locatários.

Socialização

Para quem tem filhos pequenos, morar em um edifício permite que eles façam amizades e que possam brincar dentro do próprio local, com total segurança. Certamente, eles encontrarão outros pequenos de idade parecida e poderão se divertir sem medo, deixando os pais muito mais seguros e tranquilos.

Esse ponto também acaba sendo primordial para adultos. Os vizinhos muitas vezes passam a ser grandes amigos e eles podem ajudá-los nas mais diversas situações, como tomar conta da sua unidade em caso de viagens ou ausências mais prolongadas.

As desvantagens de morar em apartamento

Regras muito restritivas

Apesar desse grande número de prerrogativas, os prédios e condomínios também possuem algumas desvantagens e elas precisam ser levadas em conta antes de fazer a sua opção. Um dos grandes problemas de quem decide morar em apartamento diz respeito à aceitação de regras.

Os condomínios possuem diversas normas e regulamentos que visam facilitar a convivência, mas podem se tornar um tremendo incômodo para quem gosta de fazer tudo da sua maneira e não abre mão da própria liberdade.

Por isso, antes de fazer uma proposta, pode ser interessante verificar se o estilo de vida do local e se a convenção proposta combinam com o seu perfil e se você não terá problemas com o síndico e os outros moradores em caso de grandes restrições.

Espaço

Outro ponto relevante é a questão do espaço. Especialmente nas unidades mais novas, o tamanho médio é consideravelmente menor. Quando construídos em locais centrais e de boa localização, não é possível contar com grandes terrenos e espaços disponíveis, o que faz com que cômodos como cozinha, área de serviço e até a sala de estar possam se tornar bem mais diminutos do que os moradores gostariam.

Isso pode demandar um cuidado extra até na hora da decoração, fazendo com que móveis que você adora ou julgava essenciais para o seu estilo de vida fiquem de fora do seu imóvel.

Privacidade

A privacidade também é um item que não pode ser menosprezado na hora de fazer a eleição do tipo de propriedade que você deseja. Pessoas que gostam de muita privacidade e preferem ficar mais isoladas podem enfrentar sérios problemas em condomínios. Afinal, você terá que obrigatoriamente dividir diversas áreas comuns como a portaria, os elevadores e as facilidades do condomínio.

As paredes finas das construções mais modernas também costumam ser um problema para os mais recatados. Conversas muito altas, choro de crianças, músicas ou até a televisão em volume máximo podem causar atritos entre os vizinhos. Além disso, alguns empreendimentos são construídos de maneira que algumas das janelas das diferentes unidades acabem ficando posicionadas de frente umas para as outras, o que pode conferir uma visibilidade indesejada à movimentação que ocorre dentro dos apartamentos.

Atenção antes de escolher

Prestar atenção a esses dados antes de fazer a sua opção é essencial. Afinal, essa escolha influenciará consideravelmente o seu futuro. De qualquer forma, viver em um apartamento é a alternativa ideal para muitas pessoas e se você chegar à conclusão de que seu perfil se encaixa perfeitamente a esse estilo de vida, não tenha medo e vá em frente: faça uma proposta!

Fonte: Rodobens