EMAIL MARKETING: APRENDA A CONSTRUIR UMA PÁGINA DE CAPTURA ATRAENTE

No artigo anterior desta série sobre email marketing para o corretor de imóveis, vimos os 3 passos para que você construa uma recompensa digital irresistível. Portanto, agora que já sabe como produzir uma recompensa perfeita, o próximo passo é construir uma página de captura, ou seja, uma “página de pouso” para seus potenciais clientes cadastrarem seus emails.

 

Também conhecidas como “squeeze pages”, as páginas de captura exercem função importantíssima em uma estratégia de email marketing. Imagine ter uma recompensa irresistível, mas uma página de captura nada atraente ou aparentemente não confiável. Muitos internautas já sofreram com os importunos spans em suas caixas de email, por isso, como falamos no primeiro artigo, estão cada vez mais exigentes e precavidos na hora de ceder seus endereços eletrônicos.

Neste ponto em que estamos você deve começar a visualizar o caminho o qual seu cliente irá percorrer, desde o momento do cadastramento do email, até quando finalmente recebe o que foi prometido. É muito importante que entenda a relevância de cada etapa que estamos percorrendo.

Saiba que cada elemento arduamente construído influenciará fortemente nos resultados finais da sua campanha de email marketing. Portanto, fique atento à todas as informações a seguir, pois com dedicação e cuidado você conseguirá construir uma ótima página de captura e subir mais um degrau rumo à sua lista de e-mails poderosa! Vamos lá?

Elementos Persuasivos

A página de captura é peça fundamental em uma estratégia de email marketing, pois serve como uma vitrine para a recompensa digital. Essa página tem um único e claro objetivo: converter o máximo de visitantes em contatos de email. E como isso é possível? “Simplesmente” convencendo as pessoas de que aquele produto é incrível e imperdível! Para isso, vou lhe mostrar alguns artifícios persuasivos infalíveis na hora de converter visitantes em endereços de email.

Em um boa “squeeze page” nada existe por acaso, ou seja, cada palavra, imagem, botão e até o posicionamento são cuidadosamente pensados. Por isso, quando for construir sua página de captura, deve se preocupar em selecionar e posicionar corretamente cada elemento a fim de atingir seu objetivo. Para facilitar essa tarefa, selecionei alguns itens que são comuns nas páginas de sucesso. Veja, abaixo, esses elementos em uma “landing page”  bastante eficiente:

Observe que existem dois tipos de chamadas de texto elaboradas de maneira bastante convincentes. A primeira é a promessa principal. Ela é o título central da sua página, ou seja, onde você deverá explicitar de maneira persuasiva o que o visitante irá ganhar em troca do seu email. Use argumentos atraentes e desperte o interesse do usuário focando em mostrar o benefício da sua recompensa digital.

A promessa secundária é utilizada para complementar a promessa principal. Nela, você deve explicar para o visitante como ele terá acesso à esse benefício e como  o produto será entregue (e-book, vídeo-aula, palestra online, etc). Outro artifício bastante usado como elemento persuasivo em páginas de captura é o senso de urgência, ou seja, despertar no visitante o desejo de obter o produto naquele momento e não depois. Além disso, é importante que você estimule a pessoa a agir, para isso, utilize um botão atraente com uma “Chamada para Ação”.

A confirmação do cadastro

Depois que o visitante se convence de que a recompensa é realmente imperdível e finalmente compartilha seu endereço de email, é preciso ainda confirmar o cadastro antes de adicioná-lo à sua lista de emails. Portanto, antes de entregar a recompensa, você  deve direcioná-lo para uma página de agradecimento, onde deverá informar também o passo a passo para confirmar o email.

Esse processo, conhecido como confirmação dupla ou Double Opt-in, é necessário pois se concretiza uma prova conclusiva de que o usuário solicitou e permitiu receber suas mensagens, evitando assim que seus disparos caiam na caixa de spam.

Veja a página de agradecimento do exemplo que estamos analisando. Observe que há, primeiro uma mensagem de agradecimento, e mais abaixo o passo a passo para o recebimento do e-book, que consiste exatamente na confirmação dupla.

 

A entrega

Assim que o usuário confirma seu cadastro, o mesmo deve ser conduzido para uma página onde a recompensa será entregue. No caso do exemplo que estamos acompanhando, o e-book está hospedado em uma página web onde o visitante pode, tanto ler online, quanto baixar o arquivo no formato pdf para o seu computador. Veja abaixo a página para onde o usuário é encaminhado após confirmar o cadastro.

 

No caso dos e-books ou arquivos de texto em geral, é comum que a entrega seja feita através do armazenamento na nuvem. Uma das mais simples e eficientes ferramentas que realizam essa função é o Google Drive.

Após criar uma conta do Google, você pode hospedar online qualquer tipo arquivo para ser baixado de qualquer lugar e a qualquer hora, somente pelas pessoas que tem aquele link. No exemplo que estamos analisando, o e-book foi hospedado em um endereço web e pode ser facilmente baixado.

Já no caso de sua recompensa ser uma vídeo aula, o usuário deve ser conduzido para uma página onde ela deve estar disponível. Essa página pode ser tanto de um site/blog, quanto do Youtube ou outras ferramentas de reprodução de vídeo.

“O ideal é você disponibilizar a vídeo aula em um ambiente exclusivo, onde somente os cadastrados podem ter acesso”.

No caso do curso online gratuito isso pode ser feito através de disparos sistemáticos de email, conduzindo o usuário para diversos tipos de conteúdo: vídeos, textos, arquivos de áudio, etc. Existe também a possibilidade de ser usada uma seção de membros, onde todo o conteúdo divulgado vai estar disponível. No meu curso online gratuito “7 Dicas Infalíveis para Vender Imóveis na Internet“,  por exemplo, o visitante que confirma o cadastro recebe alguns e-mails com links para postagens relativas a cada uma das dicas. Abaixo, veja um exemplo do primeiro email que é disparado.

Por fim, se você pretende oferecer palestras online gratuitas como recompensa digital, deverá conduzir o visitante à uma página onde a palestra será transmitida no dia e horário prometido. Além disso, utilize o email para lembrá-lo do horário da palestra, sempre colocando o link da página onde ela acontecerá.

No exemplo abaixo observe que a mensagem, com o link para a palestra/webinário, é enviada para o email do cadastrado até mesmo quando o evento já começou.

A entrega da recompensa é como o cumprimento de um acordo, por isso não deixe de ficar bastante atento à essa etapa. O seu cliente é exigente e não ficará nada satisfeito se confiar em você para, no final das contas, perceber que saiu perdendo, ou seja, que a promessa feita na página de captura não se tornou realidade como esperado.

Depois de toda essa análise do percurso que vai desde o cadastramento do email até a entrega da recompensa, espero que tenha percebido mais ainda o quanto email marketing vai muito além de simplesmente coletar endereços de e-mails e disparar propaganda. Se tiver alguma dúvida ou comentário pertinente sobre o assunto, não hesite em postá-los na seção abaixo. Até a próxima!

Abraços. #escrevaseufuturo