Corretor de imóveis em Portugal

Corretor de imóveis em Portugal

Portugal está na moda e quando algum país está na moda tudo parece em ebulição. Com o mercado imobiliário não é diferente e, por isso, hoje vamos lhe contar um pouco de como é ser corretor de imóveis em Portugal, mas já adianto que o mercado imobiliário em Portugal não é, nem um pouco, parecido com o do Brasil.

Como está o mercado de imóveis em Portugal?

Portugal está se recuperando da crise econômica e surpreendendo até os mais descrentes.

Como o país europeu é pequeno, com apenas 10 milhões de habitantes, sentiu o impacto da crise de maneira forte.

Agora, depois de alguns anos, a vantagem de ser pequeno parece que veio à tona e possibilitou uma maior agilidade em driblar os efeitos da crise.

Além disso, as cidades de Lisboa (capital) e do Porto (segunda maior do país) conquistaram o coração dos europeus e dos brasileiros.

Pode ser útil conferir o que escrevemos sobre como alugar um apartamento em Portugal.

O mercado está em crescimento

Dessa maneira, o mercado imobiliário em Portugal está em plena ascensão e tem clientes de todos os tipos, tamanhos e gostos.

É possível encontrar imóveis dos € 50 mil (cinquenta mil euros) até os € 10 milhões (dez milhões de euros), bem como é fácil encontrar pessoas que possuem alguma poupança e querem investir. Até a cantora Madonna, mundialmente reconhecida, investiu e reside atualmente em Portugal.

Como trabalhar como corretor de imóveis em Portugal?

Não existe muito mistério para se trabalhar como corretor de imóveis em Portugal. Vale lembrar que o país europeu é servido por pequenas, médias e grandes empresas do ramo imobiliário e é possível encontrar oportunidades de trabalho em multinacionais como a Remax, por exemplo.

Também já escrevemos sobre as profissões em falta em Portugal.

Precisa de alguma formação/documento?

Você vai precisar que o seu visto permita trabalhar, caso não seja cidadão. Não é exigida formação, até porque a maioria das grandes empresas de mediação imobiliária (ERA, Remax e etc.) fornecem cursos de formação em angariação, vendas, aluguel e etc.

Como já referido, será necessário ter autorização de trabalho em Portugal e, em alguns casos, a possibilidade de emitir nota fiscal (recibos verdes) de maneira autônoma.

Veja aqui como solicitar um visto de trabalho e quais os documentos necessários para morar em Portugal

Brasileiros podem vender casas em Portugal?

Podem. Inclusive existem dezenas de brasileiros, que trabalham como corretor de imóveis em Portugal, em empresas de compra, venda e aluguéis de imóveis. Alguns são já bem reconhecidos e recomendados por possuírem uma boa carteira de clientes e bons imóveis para venda.

Importante lembrar que é necessário ter atenção aos impostos e ao regime tributário atribuído para a profissão, o que pode exigir a abertura de uma empresa individual, por exemplo.

Empresas que contratam corretores

Engel & Völkers em Portugal
Diversas empresas contratam corretores de imóveis em Portugal. Além das empresas locais, a Remax, a ERA, a Century 21, a Engel & Völkers, a Keller Williams entre outras realizam um trabalho forte em busca de bons vendedores que tragam excelentes resultados para as empresas.

O mercado imobiliário em Portugal está em alta?

Muito. Apesar de que, como dizem por aí, para um bom vendedor sempre tem vaga, se você possui experiência na negociação de imóveis (compra, venda, angariação e etc.) Portugal pode ser uma excelente opção.

Nas principais cidades do país existe quase que um corrida do ouro, pois com a alta demanda, encontrar as melhores negociações podem fazer toda a diferença e oportunizar que bons negócios sejam fechados.

Em Lisboa e no Porto, por exemplo, um bom vendedor de imóveis está surfando as melhores ondas do mercado imobiliário que parece estar no seu melhor momento desde o início da crise mundial em 2008.

Você pode conferir também algumas dicas importantes para quem quer comprar casa em Portugal.

Há muitas oportunidades em Portugal!

Se até a Madonna já se mudou para Portugal, você consegue imaginar a loucura e o frenesi que está o país europeu. Lisboa e Porto são as novas queridinhas da Europa e muitas pessoas estão investindo nestas duas cidades.

O mercado de serviços (hotelaria e hospedagem em geral, restaurantes e etc.) nunca esteve tão em alta, com isso o mercado imobiliário respira um pouco mais aliviado depois de tanto tempo em recessão. Portugal pode ser, sem dúvida alguma, um bom negócio para quem atua na área imobiliária.

Fonte: Euro Dicas