As Sete Leis de Don Sergione

Lei 1

“Não é que eu não deva confiar em você, as estatísticas me dizem que eu não devo confiar em ninguém.”

Óbvio que você nunca vai falar isso com quem você está negociando. Mas a frase deve ser seguida à risca, em Negócios não devemos confiar em ninguém, só se confia em algo ou alguém; após o dinheiro ter sido depositado e tudo ter sido cumprido e conferido.

Lei 2

“Mostre plena confiança, mas nunca adiante valores ou dê sua palavra.”

Todas as vezes que adiantei valores, eu sai perdendo. Toda vez que eu dei minha palavra, a parte contrária não hesitou em me cobrar; portanto se possível for: fale menos que o necessário.

Lei 3

“Em qualquer tipo de negócio, não existe milagre, ou qualquer tipo de fórmula mágica; se você comprou muito barato sempre haverá um risco.”

Também acredito, que sem grandes riscos, não existe grandes recompensas. Mas devemos saber que quanto maior o risco, maior será há possibilidade de perda.

Lei 4

“Nunca pare a sua caminhada para debater com os maledicentes, pois se assim o fizer, será ultrapassado por quem se manteve firme em seu objetivo.”

Mantenha-se focado, não se importe com as críticas, falácias e provocações. Sua mente deve estar conectada com o objetivo; não deve existir nada além no caminho, entre você e a conclusão.

Lei 5

“Em negócios nao existe nada muito fácil, ou super vantajoso a curto prazo.”

Se te pedirem dinheiro adiantado, se adiante dizendo não ou primeiramente exija as benesses, senão provavelmente amargarás os estresses.”

Só acredite naquilo que você veja, e o mais importante, que tenha amplo conhecimento sobre o assunto, lembre-se saber pouco é igual a saber nada.

 

Lei 6

“Em certos casos encare aquela pessoa que não te paga, como um favor ou até mesmo um curso; você aprendeu que nao deve mais cometer o mesmo erro.”

Ao emprestar dinheiro, você corre três riscos: perder o dinheiro o amigo, e ainda ser taxado de aproveitador.

Lei 7

“Não insistir muito quando tudo apontar contra.”

Mesmo que naquele caso você tenha sido errado em não confiar, as estatísticas apontam que quando tudo aponta contra; em 99% dos casos as estatísticas estavam corretas. Se tem quatro patas, sobe em telhado, gosta de leite e faz miau; dificilmente não é gato.

 

Artigo de Sérgio F. Barbosa.