A Fábula do Burro, e o Corretor de Imóveis.

A Fábula do Burro, e o Corretor de Imóveis.

“Num belo dia, um burro caiu em um poço fundo e não podia sair dali. O animal chorou desesperadamente durante muitas horas, enquanto o seu dono pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão dura e cruel; Chegou a seguinte conclusão: já que o burro era muito velho e que o poço estava seco mesmo, o poço precisaria ser tapado de qualquer maneira. Portanto, não valia a pena esforçar-se para tirar o burro de dentro do poço.

Chamou então os vizinhos para ajudarem a enterrar vivo o burro. Cada um deles pegou uma pá e começaram a atirar terra para dentro do poço.

O burro entendeu o que eles estavam a fazer e chorou copiosamente. Até que, passado um momento, o burro pareceu ficar mais tranquilo. O camponês olhou para o fundo do poço e ficou surpreendido.

A cada pá de terra que caía sobre ele o animal, este a sacudia-a, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão de modo a sobrepô-la . Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até ao topo do poço, passando por cima da borda e saiu dali.

A vida vai atirar muitas pás de terra para cima de você. Principalmente se já estiver caído dentro de um poço. Cada um de nossos problemas pode ser um degrau da escada que nos conduz para cima.

Podemos sair dos buracos mais profundos, se paramos de chorar e não nos dermos por vencidos. Devemos usar a terra que nos atiram como degraus que nos elevam.

Parafraseando a fábula, vejo o corretor de imóveis, em um mercado difícil e caótico. Aonde tudo e todos, parecem contribuir para os malefícios desse. Dificuldades de crédito, potencial de clientes reduzidos pelas condições atuais do país. Enfim a máxima é a seguinte:

Enquanto o corretor de imóveis, usar toda a sua energia, em dar desculpas e culpar o mercado; este será enterrado pelo próprio mercado.

Os corretores de imóveis, construtores, e todos os profissionais do mercado imobiliário, devem concentrar todas as suas energias; em soluções que os levem para a saída do fundo do posso.

Usar cada problema lançado contra você, e estudar soluções paralelas para o resolvimento desse problema. Escrevi um artigo sobre resolver o problema, à partir do próprio problema. Chamado: “O que é Design Thinking e Sua Aplicação no Mercado Imobiliário:”

O que é Design Thinking e Sua Aplicação no Mercado Imobiliário

Lá você aprenderá a administrar o problema, Criando soluções à partir do próprio problema. Em minhas mais de duas décadas de mercado imobiliário, notei que quando eu me empenho totalmente, em resolver o problema; por maior que este seja. As soluções vão aparecendo pouco a pouco, e logo logo os problemas se resolvem.

Mas para que isso aconteça, é necessário foco total em querer resolver o problema. Quando digo foco, me refiro a total comprometimento em resolver; só querer não adianta nada. É preciso ter uma vontade inabalável, aliada a um espírito guerreiro; que só termina a batalha com sua morte ou com a vitória.

Usei a fábula acima, apenas para ilustrar uma situação, os geradores de intriga talvez dirão: “ele está comparando os corretores de imóveis com os burros” se assim o fizesse, eu estaria me incluindo no meio; mas tudo isso é apenas uma pequena alegoria. Para que os colegas entendam, que ficar chorando não adianta nada; o que adianta é se movimentar, e usar as pedras que jogam contra você; para erguer escadas e te levar novamente ao topo.

Artigo de: Sérgio F. Barbosa.